CARTA ABERTA DO FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E AOS ARTISTAS POTIGUARES





CARTA ABERTA DO FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA
AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E  AOS ARTISTAS POTIGUARES

Em virtude da situação de Pandemia da Covid-19. Considerando o isolamento social e as necessidades básicas de existência humana que não são interrompidas. Considerando que a sociedade precisa  pensar a seguir em soluções para uma reconstrução social e econômica e que é possível que a classe artística apresente contribuições relevantes para encontrar soluções plausíveis.  O Fórum Potiguar de Cultura, que atua há 10 anos no desenvolvimento de Políticas Públicas para a Cultura do Rio Grande do Norte,  se dirige ao Governo do RN para se solidarizar - enquanto Movimento Social - com o momento de pressão que esta situação exige de cada Setor da Sociedade e ratificar a total ciência que o governo do RN enfrenta dificuldades financeiras, também sabemos que essas dificuldades têm raízes profundas em uma diversidades de fatores, tempos e causas. Por isso, pedimos solidariamente que cessem esse discurso.
É preciso utilizar nosso tempo para construir soluções. O primeiro passo é parar de justificar o que não podemos mudar, precisamos começar agora a construir um novo futuro. É preciso olhar com serenidade e sabedoria para a situação, estudá-la a fundo e conhecer os problemas, identificar suas causas, entendê-las e à partir de um diagnóstico sóbrio,construir soluções.
A construção de uma mudança se dá pelo exercício do diagnóstico, estudo de alternativas, estudo de viabilidade de cada alternativa levantada e estudo de quais delas se mostram mais eficientes. Temos histórico, dados e inteligência para isso. No Fórum Potiguar de Cultura dispomos de uma diversidade de pessoas talentosas e de conhecimentos diversos que podem contribuir efetivamente. Sendo assim, reiteramos ao Governo do Estado que estamos  prontos a colaborar,  encontrar e aplicar as melhores soluções.
Nos dirigimos agora a todos nós que constituímos esse Fórum Potiguar de Cultura e de uma maneira mais ampla a classe de artistas do Rio Grande do Norte, sim nosso setor econômico é um dos que mais rápido se percebe o impacto, nossas atividades, em grande parte precisaram ser canceladas devido a quarentena, mas reflitamos: nessa onda nós não estamos sós. A economia tem uma lógica que exige movimento e circulação. Se por um lado não é admissível que os governos busquem alternativas de ajuda para algum setor e abandone a produção artística, podemos pensar também que não será admissível que os governos busquem alternativas para ajudar ao setor da produção artística e abandone outros.
Somos uma única humanidade, os trabalhadores dos serviços essenciais, os trabalhadores de shopping, os trabalhadores do turismo, os trabalhadores domésticos, os informais e tantos outros e ainda os trabalhadores sem trabalho, todos, sem exceção precisam do amparo do Estado nesse momento. Por isso, nós enquanto um coletivo amplo, que é o Fórum Potiguar de Cultura nos colocamos a serviço do Governo do Estado nesse momento para encontrarmos as melhores soluções que sejam capazes de contemplar a todos da Cadeia Produtiva da Cultura.
E quanto a nós artistas, reflitamos ainda mais: o que temos a oferecer à humanidade neste momento? Ficaremos nós confinados a esse lugar imposto pela “caixa do capital” necessitados apenas de dinheiro? O que nós que trabalhamos com a mais abundante das matérias primas, a imaginação, a visão do que não existe, o olhar ampliado da realidade, temos a oferecer? Será que nós temos a capacidade de neste momento pensar fora dessa caixa invisível e opressora que pode nos reduzir a pedintes e possamos então nos converter em visionários, em professores da economia da abundância?
Aos Artistas fazemos um convite: usemos todas as nossas habilidades para apresentar a revolução que esse momento nos possibilita, sejamos @s inventor@s de uma nova sociedade solidária de fato, @s escritor@s do novo paradigma social de que não é preciso concentrar renda e sim compartilhar o bem viver, @s ator@s da nova dramaturgia de usufruir e não apenas de consumir, @s produtor@s de uma nova era, @s palhaç@s plantadores das emoções que nos permitem olhar para o outro como um espelho de nós mesmos. Nós podemos muito, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será!
Artistas do RN, nós podemos levantar a bandeira de uma nova sociedade,  e podemos fazer já!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FÓRUM PAUTA MUDANÇA NA GESTÃO DE CULTURA DO RN

FÓRUM REALIZA IX ENCONTRO

CURRAIS NOVOS RECEBE EM FEVEREIRO V ENCONTRO DO FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA