REUNIÃO ABERTA DA COMISSÃO EXECUTIVA DO FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA


A Comissão Executiva do Fórum Potiguar de Cultura promove reunião aberta dia 15 de novembro, às 10h, no Centro Cultural Adjuto Dias, em Caicó, inicialmente com três pautas: alinhamento das demandas a serem entregues oficialmente a Governadora Fátima Bezerra; articulação do calendário do FPC com reuniões e encontros nas cidades/territórios presentes; definição da data, local e comissão para realização ainda esse ano da “Oficina Como Funciona o FEC no RN?” que visa entender o funcionamento do Fundo Estadual de Cultura do RN a partir das perspectivas orçamentária e legal.
Além de Caicó, representantes de Natal, Currais Novos, Santa Cruz e outras 10 cidades já confirmaram presença. A primeira reunião da comissão executiva fora da capital está sendo articulada pelos produtores culturais Lourival Almeida e Alexandre Muniz. “Ser no interior fortalece a proposta de termos políticas públicas de cultura que deem conta da diversidade do estado e das especificidades das produções. Um estado inclusivo olha para todas as direções e ouve todas as vozes”, argumenta Lourival.
Para Tatiane Fernandes, que participa da articulação do fórum desde do primeiro encontro e também estará na reunião em Caicó, quanto mais o RN estiver presente maior a clareza das demandas e mais qualificada a contribuição que o FPC poderá dar a gestão estadual de cultura. Além da questão regional o FPC também busca fortalecer sua representatividade dos diversos setores das manifestações simbólicas da cultura.
SOBRE FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA
Criado em 2011 o Fórum Potiguar de Cultura, uma organização da sociedade civil com participação de dezenas de artistas, produtores, redes setoriais, grupos e movimentos culturais, tem se proposto a ser um espaço para dialogar questões relacionadas á produção, gestão e política cultura no âmbito estadual.
Sua atuação desde então tem sido através de promoção de encontros e espaço de diálogos. Em 2012 através da realização do primeiro Encontro Potiguar de Cultura gerou a ‘Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar’. Em 2014 realizou um debate entre os candidatos ao governo, e tomou a iniciativa de indicar ao eleito uma lista tríplice com nomes para a gestão da área. Também foi responsável pelo terceiro (2016) e quarto (2018) Encontro Potiguar de Cultura onde se gerou uma proposta para o Sistema de Financiamento Cultural, que vem sendo discutido desde então.


(transmissão em tempo real)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FÓRUM PAUTA MUDANÇA NA GESTÃO DE CULTURA DO RN

FÓRUM REALIZA IX ENCONTRO

CURRAIS NOVOS RECEBE EM FEVEREIRO V ENCONTRO DO FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA