III FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA SERÁ 19 DE ABRIL

           


          
            O Fórum Potiguar de Cultura (FPC) organiza para o dia 19 de abril o seu 3º encontro estadual. O evento terá lugar no auditório do IFRN Cidade Alta, entre as 8h e 18h da referida data. Para integrar a programação foram convidados nomes do Ministério da Cultura, Fundação José Augusto e Universidade Federal RN, que durante todo o dia discutirão com propriedade o atual estágio do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e quanto dele já está sendo implementado no Rio Grande, que fez sua adesão ao sistema em 2012.

            O FPC nasceu há 5 anos com a finalidade de empoderar a sociedade civil frente às políticas públicas para a cultura do estado e vem fazendo sua atuação à medida em que as diferentes linguagens artísticas se organizam em coletivos e associações, promovem fóruns segmentados e aumentam a compreensão de seus integrantes sobre a importância vital de uma participatividade qualificada nos debates e nos rumos estratégicos que digam respeito à produção artística potiguar.

            Para esta edição foram priorizadas duas temáticas fundamentais que fazem parte da composição do SNC: o caráter da representatividade, que é expressa no sistema na forma de conselhos de políticas culturais, e a esturuturação do sistema público de financiamento cultural, que conjuga os mecanismos de subsídio à produção, seja através de leis de incentivo (renúncia fiscal) ou mesmo via fundos públicos, com dotações orçamentárias dos governos destinadas para este fim. Ambos mecanismos já existem, porém precisam passar por uma reavaliação, que será o objetivo principal deste encontro do fórum. Ao fim, propõe-se que, analisadas e discutidas estas pautas, haja o encaminhamento para uma revalidação destes conteúdos pela própria plenária, que poderá a seu tempo dar encaminhamento ao que for decidido, seja através do legislativo ou de outras ferramentas pertinentes.

            Dando continuidade ao seu papel, que vem desde 2011, o FPC investe agora na mobilização para trazer à capital do estado os representantes de outras regiões potiguares, que devem se reunir na perspectiva de uma maior integração, visando caminhar conjuntamente na edificação de uma política pública que atenda aos principais interesses dos envolvidos. Estão sendo convidados todos os dirigentes de casas de cultura espalhadas pelo estado, representantes de orgãos culturais nas administrações municipais de todas as regiões, além de artistas e produtores engajados nessa construção. Outros setores produtivos também serão convidados para que o alcance do encontro do fórum e seus resultados possam ser compartilhados com setores sociais distintos, mas importantes para o contexto da cultura estadual.

           As inscrições prévias para quem deseja participar do encontro podem ser feitas AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FÓRUM PAUTA MUDANÇA NA GESTÃO DE CULTURA DO RN

FÓRUM REALIZA IX ENCONTRO

CURRAIS NOVOS RECEBE EM FEVEREIRO V ENCONTRO DO FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA