Conheça as Comissões e seus titulares na Câmara Federal


Não há surpresas na escolha dos presidentes das comissões temáticas na Câmara dos Deputados, que transcorre na manhã desta quarta-feira (2), em Brasília. Com exceção da Comissão de Educação e Cultura, que deverá discutir a tramitação do projeto que regulamenta o Plano Nacional de Educação (PNE), todas as demais comissões escolheram seus presidentes por consenso.

Na Comissão de Educação e Cultura, onde há chapa única para eleger a deputada Fátima Bezerra (PT/RN), a grande atração foi a presença do deputado Francisco Everardo Oliveira Silva (PR/SP), o Tiririca, parlamentar mais votado do Brasil com mais de 1,3 milhão de votos e que foi alvo de fotógrafos e jornalistas.

Considerado o colegiado mais importante da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça será presidida pelo deputado João Paulo Cunha (PT/SP), que defendeu-se da acusação de ter recebido mensalão em processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A presidência da Comissão de Finanças e Tributação ficou com Cláudio Puty (PT/BA), que assumiu defendendo priorizar a tramitação do projeto de reforma tributária.

O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB/GO) comandará Relações Exteriores. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio ficou com João Maia (PR/RN). A Comissão de Seguridade Social e Família terá na presidência o deputado Saraiva Felipe (PMDB/MG), ex-ministro da Saúde.

Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, reduto histórico do Democratas, colegiado onde será debatido o código florestal, ficou sob o comando do deputado Júlio César (DEM/PI). O deputado Roberto Santiago (PV/SP) assumirá a Defesa do Consumidor, enquanto que o deputado Sérgio Brito (PSC/BA) ficou com a de Fiscalização e Controle.

Outra comissão importante, a de Viação e Transportes, está nas mãos de Edson Ezequiel (PMDB/RJ). Já a Comissão de Minas e Energia ficará a cargo do mineiro Luis Fernando Farias (PR).

Ciência e Tecnologia será comandada pelo deputado Bruno Araújo (PSDB/PE). A Comissão de Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Rural será presidida pelo deputado Gladison Cameli (PP/AC) e a Comissão de Desenvolvimento Urbano pelo deputado Manoel Júnior (PMDB/PB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FÓRUM PAUTA MUDANÇA NA GESTÃO DE CULTURA DO RN

FÓRUM REALIZA IX ENCONTRO

CURRAIS NOVOS RECEBE EM FEVEREIRO V ENCONTRO DO FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA